Nota sobre a atual conjuntura política e o direito das mulheres

Mulheres marchando contra o retrocesso

Mulheres marchando contra o retrocesso

O Coletivo de Promotoras Legais Populares de São Carlos vem a público se manifestar sobre o atual cenário do país. Somos um coletivo que atuamos pelo fim da violência contra as mulheres e por uma sociedade mais igualitária.

Diante disso, não podemos deixar de nos posicionar contra as medidas que o ilegítimo governo interino de Michel Temer vem tomando desde que assumiu a presidência por meio de um golpe. Essas medidas que visam reduzir os gastos do governo com serviços públicos, geram retrocessos nos direitos da população brasileira. Além disso, elas demonstram o caráter machista desse golpe, porque afetam diretamente a vida e representatividade política das mulheres.
Dentre tais medidas:

  • Corte em programas sociais nos quais as mulheres, em sua maioria negra, são as principais beneficiárias (como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida);
  • Extinção do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos;
  • Nomeação de Secretária de Políticas para Mulheres que se manifesta contra direitos das mulheres já estabelecidos por lei.

 Essas medidas representam uma ameaça aos direitos das mulheres e à luta por igualdade no país. Assim, o Coletivo de PLPs de São Carlos se soma às diversas vozes no Brasil que não reconhecem o governo de Michel Temer e reafirmam a necessidade de se mobilizar contra os retrocessos em curso.

FacebookTwitterGoogle+
Categoria: Notícias