No próximo sábado, dia 4 de julho, às 9 horas, na Praça do Mercadão, será lançada a Campanha “São Carlos não se cala! Pelo fim da Violência contra as mulheres”, uma iniciativa do Coletivo de Promotoras Legais Populares de São Carlos e do Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Esta campanha tem como objetivo dar visibilidade às diferentes formas de violência, incentivar a vítima à denúncia e mobilizar a cidade para o combate às desigualdades de gênero. No lançamento, será realizada a distribuição de materiais gráficos como adesivos, cartazes, a cartilha contendo a Lei Maria da Penha, além de sete cartões postais abordando as diferentes manifestações da violência, com destaque para a violência doméstica e obstétrica, violência contra as mulheres negras, trabalhadoras, universitárias, lésbicas, bissexuais e transexuais.
Os temas foram escolhidos nas reuniões do Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de São Carlos, que ocorrem uma vez ao mês, em parceria com Centro de Referência da Mulher e Casa Abrigo da Prefeitura de São Carlos; Coletivo de Mulheres do CAASO e Federal; Comissão de Direitos Humanos da OAB-São Carlos (Sub-sessão de Violência Obstétrica); Defensoria Publica; Levante Popular da Juventude; Polícia Militar do Estado de São Paulo; Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos; TRÁ! – Coletivo de Diversidade sexual e de gênero e Vereador Ronaldo Lopes.
O Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de São Carlos, de caráter permanente, tem o objetivo de reunir os serviços públicos de atendimento, representantes das políticas públicas e movimentos sociais, em especial, o movimento feminista, para articular e realizar ações para o enfrentamento a violência contra as mulheres e a garantia da implementação da Lei Maria da Penha.
A Campanha “São Carlos não se cala! Pelo fim da Violência contra as mulheres” faz parte de um projeto maior. Em Abril de 2014, O Coletivo de PLPs foi selecionado em um edital nacional do Fundo Fale sem Medo, coordenado pelo ELAS – Fundo de Investimento Social, com recurso do Instituto AVON, para desenvolver o projeto “Promotoras em Ação” que fomenta a atuação do Coletivo por meio da realização de atividades de multiplicação do conhecimento sobre os direitos das mulheres. Além da realização da 5ª edição do curso de PLPs na cidade, o projeto concretizou: a realização de cursos sobre relações de gênero para professoras da Educação de Jovens e Adultos da rede de ensino pública; o desenvolvimento do site do Coletivo de PLPs; a criação do Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, a articulação do 1º Encontro de Promotoras Legais Populares do Município de São Carlos e por último a mobilização desta Campanha, que envolveu diversas instituições públicas e organizações do movimento social.
O coletivo de Promotoras Legais Populares de São Carlos atua na luta contra as desigualdades entre homens e mulheres, fortalecendo o diálogo entre a sociedade civil e o poder público, objetivando o cumprimento integral da Lei Maria da Penha e a devida proteção legal da mulher.
O projeto contemplado, denominado “Promotoras em Ação”, possui a premissa de fomentar a atuação do coletivo, no apoio para a realização de cursos e em ações como palestras e eventos para a multiplicação do conhecimento sobre os direitos das mulheres.
São Carlos não se cala! Pelo fim da Violência contra as mulheres!