Com objetivo de discutir com os estudantes do Ensino Fundamental (9º Ano) e do Ensino Médio, as dificuldades e preconceitos enfrentados pelas mulheres até os dias atuais, o colégio Cecília Meireles realizou na primeira semana de Março, palestras sobre o tema – “A situação das mulheres em nossa sociedade”
A convite a coordenação do colégio, no dia 8 de março as membras do coletivo Daniela Mara e Maribia de Oliveira, conversaram com alunas e alunos do ensino médio levando um cenário atualizado sobre a realidade da mulher, na área da saúde, educação,trabalho e a violência contra as mulheres de forma ampla. Elas também informaram e orientaram sobre como agir e o que fazer em casos de violência contra a mulher.
Outras convidadas estiveram na escola entre elas as psicologa Ana Maria Zabeu e a coordenadora do Movimento Mulheres Livres, Silvia Ferraro.
A estimativa feita pelo Mapa da Violência 2015: homicídio de mulheres no Brasil, com base em dados de 2013 do Ministério da Saúde, alerta para o fato de ser a violência doméstica e familiar a principal forma de violência letal praticada contra as mulheres no Brasil.
O Mapa da Violência 2015 também mostra que o número de mortes violentas de mulheres negras aumentou 54% em dez anos, passando de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013. No mesmo período, a quantidade anual de homicídios de mulheres brancas diminuiu 9,8%, caindo de 1.747, em 2003, para 1.576, em 2013.