Segunda turma.
A segunda turma de PLPs em São Carlos iniciou em 2012, ainda vinculada ao poder público, mas que em seu planejamento já contou com o auxílio das PLPs da primeira turma, por meio da escolha conjunta dos temas das aulas, do perfil dos(as) professores(as), na divulgação do curso e também participaram de diversas aulas, colaborando com a discussão e revisando conteúdos. Esse planejamento conjunto, foi um momento importante para reflexão acerca do curso, uma vez que todas puderam pensar sobre as suas aprendizagens e o que acreditavam que fosse importante para as demais mulheres que viessem a cursá-lo.
Nesta edição, também houve uma formatura, 25 mulheres receberam o diploma. Seguindo o ocorrido anteriormente, as mulheres se reuniram na semana seguinte com as primeiras PLPs formadas no município.
Neste período, as PLPs já formadas, tomaram a iniciativa de elaborar um pequeno panfleto com informações sobre o curso e sobre os direitos da mulher em viver uma vida sem violência. O texto, formato e financiamento foram discutidos nas reuniões do grupo, com o apoio da prefeitura. O panfleto foi utilizado nas diversas ações educativas de atuação das PLPs, em especial em um varejão de frutas e verduras da cidade, que patrocinou o panfleto. As integrantes fizeram revezamento em quatro finais de semana, na porta do estabelecimento, distribuindo o panfleto e conversando com as pessoas sobre os direitos das mulheres.